Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas, que correspondem à faixa etária de 0 (zero) até 6 (seis) anos. O reconhecimento dessas crianças como sujeitos históricos de direitos se deu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado garantir-lhes atendimento em creches e pré-escolas, que se constituem espaços coletivos, não domésticos, públicos, laicos, gratuitos e de qualidade social.

As ações desenvolvidas no âmbito das três instituições que ofertam Educação Infantil consideram as Propostas Pedagógicas de cada unidade e o Currículo em Movimento para a Educação Infantil, elaborado pela SEEDF. Também são organizadas com base nos interesses e nas necessidades das crianças, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que subsidiam os cinco Campos de Experiência (BRASIL, 2017), a saber: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.