Liderança e Atendimento Humanizado: uma manhã de escuta, reflexão e fortalecimento de vínculos na Casa de Ismael

Na manhã do dia 17 de maio, o presidente da Casa de Ismael, Valdemar Martins, a diretora administrativa, Marli Helena, o diretor da infância e da juventude, Antônio Braz, gestores e coordenadores dos serviços da Instituição participaram de um importante momento de formação com a temática Liderança e Atendimento Humanizado – Por que precisamos da Casa de Ismael com mais integração, acolhimento e orientação para o público interno e atendido? A formação foi ministrada na sede da Casa de Ismael pela Dra. Bárbara Novaes, mestra e doutora em Administração, a convite da coordenadora do Departamento de Pessoal, Elionay dos Santos.

Mais que uma palestra, a formação foi um convite à reflexão profunda sobre o papel de cada colaborador na construção de um ambiente de trabalho mais integrado, acolhedor e orientado para as necessidades do público atendido, crianças, adolescentes, famílias, voluntários, empresas parceiras, doadores e etc.

Dessa forma, Dra. Bárbara iniciou o encontro destacando a importância do trabalho realizado pela Casa de Ismael e como ele se materializa no dia a dia, nas interações humanas e no cuidado com quem chega: seja uma criança em situação de vulnerabilidade, um adolescente com sonhos e dores, ou um(a) colaborador(a) que também carrega histórias e desafios próprios.

Humanizar é reconhecer o outro e a si mesmo

Durante a formação, foi proposta uma reflexão sobre como os colaboradores lidam com as diferenças, as interseccionalidades, e o impacto que isso gera nas relações interpessoais e profissionais. Para tanto, abordou-se questões sensíveis e necessárias, como a importância da inclusão, empatia, escuta ativa, respeito mútuo, valorização do trabalho e reconhecimento humano.

“Para enxergar o outro, é preciso antes olhar para si. Conhecer-se é o primeiro passo para liderar com humanidade”, enfatizou a convidada.

Desafios reais e caminhos possíveis

Um dos pontos altos e marcantes da formação foi o exercício prático em que os participantes escreveram três principais desafios que enfrentam no cotidiano institucional e, ainda, propuseram possíveis caminhos de resolução. Antes de apresentar os relatos, Bárbara provocou o grupo com perguntas como:

  • Será que mencionamos a falta de procedimentos de integração padronizados?
  • Falamos sobre a falta de clareza na comunicação?
  • E sobre a ausência de empatia, parcerias e vínculos afetivos no trabalho?
  • O quanto consideramos o impacto de demandas externas que nos sobrecarregam?
  • Estamos preparados para lidar com situações complexas entre colegas e com o público atendido?

Desse modo, os participantes reconheceram que tais pontos estavam presentes em suas escritas, ainda que expressos de formas diferentes. Esse reconhecimento coletivo reforçou a necessidade de fortalecer uma cultura institucional baseada no cuidado, na escuta e no comprometimento mútuo.

Liderança humanizada

Ao final, Dra. Bárbara destacou que todos os presentes são líderes, cada um em sua esfera de atuação, e que o compromisso com a liderança humanizada é diário. Nem sempre haverá tempo para tudo, mas é preciso saber priorizar, ouvir com atenção e manter a sensibilidade para com as urgências, tanto do outro quanto de si mesmo.

Assim, o encontro foi encerrado com palavras de gratidão e reconhecimento mútuo entre os colaboradores. Alguns participantes manifestaram o desejo de que mais momentos como esse se repitam, pois proporcionam crescimento, fortalecimento de vínculos e renovação do sentido do trabalho realizado, assim como criam caminhos para os desafios, que são inúmeros e diários.

Agradecimento Institucional

A Casa de Ismael, por meio de sua equipe gestora e coordenadores dos serviços, manifesta seu agradecimento à Dra. Bárbara Novaes pela valiosa contribuição prestada durante a formação “Liderança e Atendimento Humanizado” e deseja que essa parceria possa se renovar em futuras oportunidades.

Logo, sua participação foi de grande relevância para o fortalecimento das práticas institucionais, proporcionando reflexões profundas acerca do papel da liderança, da escuta qualificada e da humanização nas relações de trabalho e acolhimento.

Por fim, a Casa de Ismael acredita que os aprendizados promovidos no momento de formação terão efeitos significativos nas práticas e relações diárias.

Post A Comment